Página seguinte Página anterior Índice

4. Quem é você, e porque está alterando o meu kernel?

Eu sou Rusty; o mantenedor do Linux IP Firewall e mais um programador que apareceu na hora certa e no lugar certo. Eu escrevi ipchains (veja Como eu filtro pacotes no Linux? para saber quem realmente trabalhou no projeto), e aprendi o suficiente para que o filtro de pacotes tenho sido feito da forma correta. Eu espero.

WatchGuard, uma excelente empresa de firewall que vende uma interessante plug-in Firebox, se ofereceu para pagar-me para fazer nada, assim eu poderia gastar todo o meu tempo escrevendo tudo isso, e mantendo coisas anteriores. Eu previ 6 meses, e levei 12, mas senti, ao terminar, que havia feito a coisa da forma que ela deveria ser. Depois de muitas reedições, um crash no meu disco rígido, o roubo de meu laptop, alguns sistemas de arquivos corrompidos e uma tela quebrada, aqui está.

Eu gostaria de esclarecer alguns desentendimentos das pessoas: eu nao sou nenhum guru do kernel. Sei disso porque meu trabalho me colocou em contato com alguns dos verdadeiros gurus: David S. Miller, Alexey Kuznetsov, Andi Kleen, Alan Cox. De qualquer forma, eles estão ocupados fazendo a verdadeira mágica, deixando-me em paz, fazendo meu serviço, que é mais seguro.


Página seguinte Página anterior Índice